Relatório Técnico da Missão Sindical ao Japão

Em 2014, a missão ao Japão, promovida pelo Sistema FIRJAN, contemplou as cidades Nagoya e Tokyo. O relatório pretende apresentar detalhes que possam subsidiar estudos, estratégias e ações em prol do segmento metalmecânico do Estado do Rio de Janeiro. Assim, com esse propósito, tendo como tema principal o Sistema Toyota de Produção e por consequência o Lean manufacturing, também conhecido como “produção enxuta”, que foi baseado no Sistema Toyota de Produção, a Missão Sindical ao Japão englobou visitação à feira técnica mais importante do setor de processamento de metais no Japão (JIMTOF 2014 – JAPAN INTERNATIONAL MACHINE TOOL FAIR), a duas instituições de educação profissional (NAGOYA VOCATIONAL TRAINING INSTITUTE OF AICHI PREFECTURE e a KANA TECH COLLEGE EAST), a empresas do segmento (MAZAK, TOYOTA MOTOR, MURATEC, TOYODA e KTX), ao museu da Toyota, à instituição HIDA, entidade promotora de treinamento gerencial, além da reunião empresarial junto à JSMEA – associação dos fabricantes japoneses de máquinas e equipamentos para embarcações e plataformas de petróleo.

• Relatório Técnico da Missão Sindical ao Japão

Clique aqui para fazer o download.

Download do PDF

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

• REPRESENTATIVIDADE

Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

• COMPETITIVIDADE

Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

• PRODUTIVIDADE

Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

• QUALIDADE DE VIDA

Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.